Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições na entrada do evento. De acordo com o Ministério da Cultura mais da metade dos Municípios brasileiros não contam com nenhum centro cultural, museu, teatro, cinema ou espaço multiuso. Cerca de 60% das bibliotecas públicas e comunitárias estão concentradas em apenas sete dos 27 Estados do País. Além disto, os dados revelam que mais de 90% da população nunca visitou um museu.
Esses números mostram que grande parte do Brasil ainda vive à margem de seu próprio patrimônio cultural. Com isso, o Simpósio Internacional propõe como estratégia para mudar essa realidade, digitalizar os acervos culturais - hoje hospedados em museus, bibliotecas, cinematecas. O objetivo é permitir que esse patrimônio circule pelo país em formato digital por meio da Internet.
O evento contará com seis mesas temáticas que discutirão as questões essenciais desse processo. Outros assuntos que serão debatidos são: direito autoral, preservação de acervos físicos e digitais, diversidade cultural e o direito à cultura . O evento encerra-se com uma discussão em torno das políticas públicas para a digitalização de acervos com representantes de órgãos governamentais brasileiros.