A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início na manhã desta segunda-feira, 26, no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), a uma capacitação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para tutores que atuam no programa Formação pela Escola. O curso a distância visa capacitar as pessoas envolvidas com a execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Participam da iniciativa 18 tutores, representantes das secretarias da Educação dos municípios que já aderiram ao programa, além de 12 técnicos da Assessoria de Planejamento da Seed, especialistas dos programas do FNDE. A capacitação prossegue até a tarde da próxima quinta-feira, 29.
A capacitação segue uma programação elaborada pela Assessoria de Planejamento (Asplan) da Seed, que vem promovendo, desde 2008, treinamentos sobre o Programa Nacional do Livro (PLI); Programa da Merenda Escolar (PME); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa do Transporte Escolar (PTE). A meta do governo é atender todo o estado de Sergipe
Estas capacitações servem para preparar os tutores, informou a coordenadora estadual do programa, Tânia Maria Oliveira. Segundo a coordenadora, são os tutores os responsáveis pelo repasse das formações aos cursistas formados por diretores, professores, membros da comunidade escolar e pessoas da sociedade civil organizada, interessadas em acompanhar a forma de aquisição dos recursos, dos gastos e da execução das ações que são implantadas nas escolas da rede pública por meio dos recursos do FNDE.
Programação
A programação desta manhã constou da apresentação do módulo e programação do curso. Também foi apresentada uma introdução sobre o tema As demandas por uma educação pública de qualidade. Na ocasião, a técnica da Asplan, Grace Kelly Lustosa, discorreu sobre Fundeb - Problematização.
Já na parte da tarde, os participantes debaterão sobre uma nova ordem: o Fundeb e a Educação. Após a explanação dos técnicos da Seed, acontecerão atividades práticas e socialização das atividades.
Informações
Para a técnica da Secretaria de Educação de Lagarto e tutora do Fomação pela Escola, professora Maria José Rocha, a ocasião é muito bem-vinda. Recebemos informações importantes para montarmos nosso plano de ação. Assim temos as condições de capacitar os agentes executores dos programas nos nossos municípios, disse Maria José.
Atuando como tutora no município de Nossa Senhora da Glória, a professora Ana Celma dos Santos disse que com a aplicação das ações do Formação pela Escola, a comunidade passou a observar a escola com outros olhos. Agora eles reconhecem o problema e apresentam a solução, enfatizou a Ana Celma.
Meta
Até o final de 2010, a Seed quer atender, de forma gradativa, a cursistas de 54 municípios que aderiram ao Plano de Ações Articuladas (PAR).
Fonte: SEED