Confiança do Consumidor cresce 7,2 pontos no período de um ano
A confiança do consumidor brasileiro aumentou em um ano. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) indica que, mesmo com uma queda de 2,6 pontos em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 7,2 pontos entre abril de 2017 e abril deste ano. Divulgados nesta terça-feira (24), os dados também revelam que o indicador se mantém positivo em médias móveis trimestrais.
“A queda da confiança em abril é uma devolução de mais da metade da alta do mês anterior. Consumidores de todas as classes de rendas se sentem menos otimistas em relação à situação econômica nos próximos meses, influenciados em parte, pela redução das suas expectativas sobre o mercado de trabalho”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.
Entre as quatro faixas de renda pesquisadas, a única que não registrou piora na confiança foi a que recebe entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00 mensais. A Sondagem do Consumidor coletou informações de 1.612 domicílios em sete capitais, com entrevistas feitas entre os dias 2 e 18 de abril.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBRE/FGV