CNM
Mais 60 Municípios serão fiscalizados pela Controladoria-Geral da União (CGU) quanto à correta aplicação de recursos públicos federais. O sorteio da 32ª edição do programa ocorreu nesta segunda-feira, 10 de maio. De acordo com a CGU, o sorteio teve caráter especial, pois dá continuidade a um processo de avaliação do programa quanto à sua capacidade de inibição da prática de desvios de recursos entre gestores Municipais.
Dos sorteados hoje para serem fiscalizados, 30 foram selecionados dentro do universo total de Municípios brasileiros, com exceção das capitais e os de mais de 500 mil habitantes. E a Controladoria explica que como este grupo inclui mais de cinco mil Municípios, a chance de cada Município ser sorteado ficou, em média, igual a 0,57%.
Os outros 30 foram definidos a partir de um grupo de controle – Fortalecimento da Gestão – composto por 120 Municípios sorteados em maio do ano passado. Nesse caso, a chance de ser sorteado subiu para 25%,
De acordo a CGU, o objetivo de mensurar a chance de o Município ser sorteado é saber se o sorteio dulo para alguns leva os gestores a serem mais preocupados e cuidadosos com relação à correta aplicação dos recursos federais recebidos. Assim, por meio deste cuidado reduzir a quantidade e a gravidade de eventuais irregularidades encontradas nas prefeituras fiscalizadas.
Fortalecimento da Gestão
Além dos 60 Municípios a serem fiscalizados, foram sorteados 13 que serão beneficiados pelo Programa de Fortalecimento da Gestão, recebendo capacitação sobre a correta gestão dos programas federais a cargo das prefeituras.