Novos portais facilitam acesso a informações e serviços públicos
Democratizar o acesso às informações e aos serviços públicos com rapidez e acessibilidade. Esse é o objetivo dos novos portais do Governo do Brasil, do Planalto e do site do Ministério dos Direitos Humanos, já disponíveis a partir desta quarta-feira (23).
As plataformas contam com notícias, serviços, canais de participação, além de informações sobre os planos e programas do governo brasileiro. Na prática, a mudança significa que o cidadão poderá acessar todos esses conteúdos a partir do novo Governo do Brasil.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do governo do presidente Michel Temer para modernizar a administração pública e melhorar o acesso a informações e serviços por parte dos brasileiros.
De acordo com o subsecretário de Comunicação Digital da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wesley Santos, é necessário que a comunicação do governo esteja próxima da realidade e dos hábitos dos brasileiros na internet. “Informar e facilitar o acesso aos dados e serviços públicos passa por utilizar a mesma linguagem dos cidadãos, por desmistificar o Estado como algo distante do nosso cotidiano”, destacou.
A nova identidade do governo na internet
O lançamento das novas versões desses ambientes marca a chegada de uma nova Identidade Digital para os sítios e portais do Executivo Federal. O projeto visa padronizar a navegação e o modelo de disponibilizar informações, para que o cidadão encontre o que precisa de forma fácil e ágil.
Por meio de uma experiência comum em todos os sítios e portais do governo, serão disponibilizados conteúdos acessíveis e focados nas necessidades dos diferentes públicos. A adoção do um modelo comum garante mais credibilidade às informações públicas, além de representar economia de recursos, uma vez que todos os órgãos do Executivo Federal podem aderir ao projeto sem novos gastos.
Pilares da Nova Identidade Digital do Executivo Federal
•Experiência digital comum – mesma arquitetura e estrutura de navegação
•Relevância para o público – voltado para as necessidades da população
•Acessibilidade – tecnologia e linguagem acessíveis a todos os públicos
•Economicidade – padrão é desenvolvido e aplicado a todos os órgãos, o que evita novos gastos
•Credibilidade - permite que o cidadão encontre e reconheça facilmente conteúdos oficiais
•Inovação – acompanhar as tendências e boas práticas de comunicação na internet, sobretudo aquelas com aderência dos brasileiros.
A construção do projeto tomou como base a metodologia adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar o comprometimento dos países com um governo eletrônico focado no desenvolvimento sustentável. Entre os critérios estão transparência, governo unificado em uma só plataforma e existência de mecanismos e participação social.
Serviços
O processo de modernização passa ainda pelo novo Portal de Serviços, que também foi ao ar nesta quarta-feira (23). Parte da Plataforma de Cidadania Digital, o novo portal irá permitir que cidadãos e empresas acessem mais de 1,6 mil serviços do Governo do Brasil pela internet, inclusive por meio de dispositivos móveis.