A Polícia Civil de Sergipe vai disponibilizar neste fim de semana um atendimento diferenciado à população. As delegacias atenderão em regime de plantão, para auxiliar na demanda de trabalho da Polícia Federal (PF), acompanhar as autuações, investigar e efetuar prisões em decorrência de crimes eleitorais.
De acordo com a superintendente da Polícia Civil em exercício, delegada Katarina Feitoza, os últimos detalhes do plano de trabalho foram discutidos na manhã desta quinta-feira, 2, no TRE. Os municípios do interior, além dos delegados neles lotados, vão receber reforço por parte de dez delegados da capital, que foram escalados para atender ocorrências registradas nas zonas urbana e rural. No domingo, todas as delegacias do interior estarão abertas, funcionando em regime de plantão, explica.
Os delegados, escrivães e agentes também trabalharão em conjunto com os promotores e juízes eleitorais, garantindo a segurança das comarcas no decorrer da votação. Segundo a coordenadora da Polícia Civil da capital, delegada Carina Rezende, a atuação em Aracaju e na região metropolitana será inerente aos serviços de polícia judiciária e apuração de crimes comuns, mas as equipes ficarão à disposição para auxiliar a PF, caso seja necessário.
No sábado, as delegacias de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros funcionarão das 8h às 18h, reforçando a Grande Aracaju na apuração das infrações eleitorais. No domingo, estarão em plantão, das 8h às 18h, todas as unidades policiais metropolitanas, com exceção da 10ª Delegacia Metropolitana, cujas ocorrências serão encaminhadas à 8ª DM, e das delegacias do bairro Santa Maria (13ª DM) e de Turismo, cujas demandas serão atendidas na 4ª Delegacia. Teremos 80 policiais atuando durante e na véspera da eleição, ressalta a coordenadora.
Militares
Os policiais militares iniciaram o trabalho nesta quinta-feira, 2, e vão até o domingo, 5. Só no dia da eleição serão escalados 3.700 policiais militares. Todos os municípios de Sergipe receberão reforço policial durante o processo eleitoral e mais de 200 viaturas serão utilizadas. A PM atuará na guarda e transporte das urnas para os locais de votação, no combate aos crimes eleitorais e venda de bebidas alcoólicas. Além disso, haverá o policiamento ostensivo de rotina nos municípios, coibindo a prática de atos ilícitos, declarou o comandante do policiamento militar do interior, coronel Genário dos Santos.
Ainda segundo Genário, desde esta quinta-feira já existe um efetivo de policiais escalado no Centro de Interesse Comunitário (CIC), na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, para vigiar o local de apuração dos votos relativo à disputa eleitoral da capital. Já na sexta-feira, 3, parte do efetivo será encaminhada para as cidades do interior, onde farão a guarda das urnas até 12h do sábado, quando um outro grupo de policiais assumirá a função até o final da apuração.
No sábado, 1.070 policiais lotados em Aracaju serão deslocados para as cidades do interior. Os policiais sairão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), onde tomarão café da manhã e às 8h serão enviados para os seus destinos, explicou o oficial superior. Apesar da grande quantidade de policiais enviados para os municípios de Sergipe, o policiamento ostensivo da Grande Aracaju não será prejudicado, pois as folgas dos policiais foram reduzidas, finalizou coronel Genário.
Alguns municípios sergipanos, onde tradicionalmente têm um processo eleitoral complicado, receberão reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar. As cidades de Propriá, Lagarto, Itabaiana e Canindé do São Francisco contarão, cada uma, com 25 policiais do Batalhão de Choque. O efetivo do Comando de Operações Especiais da Policia Militar (COE) será todo empregado na Grande Aracaju.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias