Imposto de renda: é possível doar para fundos municipais sem gastos adicionais

Compartilhar:

Até 30 de abril, os contribuintes devem entregar a declaração anual do Imposto de Renda (IR) referente ao ano-calendário de 2019. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que — sem nenhum prejuízo ou gasto adicional — é possível doar para fundos especiais por meio da declaração.
O limite da doação no momento de declarar o IR é de até 3% do imposto devido por pessoas físicas ao governo ou a ser restituído a elas. Para doar nessa modalidade aos Fundos da Infância e Adolescência (FIAs) e do Idoso, é preciso fazer a declaração no modelo completo e preencher a ficha Doação diretamente na declaração. Depois, é só escolher o tipo de fundo, o Estado e o Município, assim como o valor a ser doado.
O próprio sistema da Receita Federal já calcula o valor máximo que pode ser doado durante o preenchimento da declaração, o que é uma facilidade a mais para a doação. Os dois fundos especiais são instrumentos de captação de recursos para financiamento de projetos sociais. O fundo da infância e adolescência (FIA) foca na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já o fundo do idoso tem o objetivo de fomentar ações, programas, projetos e atividades voltados ao atendimento da pessoa idosa.
Sem custo extra
Caso o contribuinte tenha valores a pagar para o governo de imposto de renda e opte por doar para os fundos, serão geradas até três guias para pagamento: com a doação para cada fundo e outra com a quantia devida de IR, já abatido o valor da doação. Ou seja, o total a pagar será o mesmo apurado pela Receita, sem nenhum acréscimo para o bolso do contribuinte.
Na situação em que o contribuinte tem valores a restituir, é gerada uma guia para cada fundo, para o pagamento da doação. No entanto, a restituição será paga com o acréscimo do valor doado.
Há ainda a opção de doar depositando valores diretamente nas contas bancárias dos fundos durante todo o ano. Nesse caso, o limite chega a 6% do imposto devido para pessoas físicas. Os percentuais não são somados. Assim, se alguém deseja doar o teto de 3% diretamente pelo IR; na doação para contas bancárias, o limite será de 3%. Ou seja, até o limite dos 6% no total. Pessoas jurídicas podem doar até 1%, no entanto, esse limite é válido para cada tipo de fundo. Logo, uma pessoa jurídica – não vale microempreendedores individuais (MEI), por exemplo – pode doar 1% para o FIA e 1% para Fundos do Idoso.
Nessa modalidade, o contribuinte deve ficar atento ao cálculo do teto. Uma dica é se guiar por quanto ele teve de pagar ou recebeu de restituição no ano anterior. Depois, para abater a doação, é preciso guardar comprovantes e declarar os valores doados no imposto de renda. Por meio de campanha e orientações da CNM, vários Municípios regularizaram os fundos e já iniciaram ações para que a população destine parte do imposto de renda. A entidade também disponibiliza informações no portal decidado ao FIA.
Leia também
Municípios planejam ações para captar recursos para fundos pelo Imposto de Renda

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil