Nota técnica incentiva uso de recursos tecnológicos nos Municípios contra crise da Covid-19

Compartilhar:

A tecnologia e as soluções inovadoras, que já são aliadas da gestão municipal para aprimorar os serviços para população e promover o desenvolvimento local, podem ser peças fundamentais neste momento de crise e enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a Confederação Nacional de Municípios disponibiliza a Nota Técnica (NT) 18/2020 - formulada pela área de Municípios Inteligentes e Inovação da entidade - que apresenta orientações tecnológicas aos gestores.

Entre as ações inovadoras possíveis neste período de pandemia, o documento cita a educação à distância, campanhas on-line para formalização de microempreendedores, a disponibilização de informações no site oficial do Município, como contatos de secretarias e orientações de combate ao coronavírus, e a telemedicina, em caráter excepcional e de acordo com a Portaria 467/2020, para diminuir as filas e aglomerações nas unidades de saúde.

A NT 18/2020 reúne ferramentas já disponíveis e que podem ser utilizadas pelos Municípios. Por exemplo, o Meu DigiSUS (software para acompanhar consultas e solicitações no SUS, entre outras funcionalidades), o SimulaCovid (usa o DataSus e dados de casos na cidade para calcular ocupação de leitos e ventiladores), o portal Software Público Brasileiro (informatização de pequenas prefeituras) e o e-Proinfo (software do MEC para implantar ambiente colaborativo de aprendizagem).

Além disso, o material mostra boas iniciativas municipais. O portal e aplicativo Agendamento On-line de Vitória, no Espírito Santo (ES), agenda vacinas e consultas, entre outros serviços, enquanto o Monitoramento de UTI de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), verifica a ocupação de leitos de UTI nos hospitais.

Iniciativas tecnológicas
Para ajudar a disseminar iniciativas tecnológicas, a NT destaca ainda oito projetos de combate à Covid-1 selecionados por ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Porto Digital. As iniciativas são de diversas regiões do país e incluem plataformas para rede de apoio a idosos, monitoramento de aglomerações, comunicação móvel para equipes médicas, consulta rápida a protocolos e incentivo ao isolamento social voluntário.

Recomendações
Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais em ações que envolvam Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), o material da CNM apresenta uma lista de recomendações que podem ser feitas - algumas articuladas com os governos estaduais e o federal - para benefício da população local. Suporte para implementar a telemedicina, recursos para melhorar os canais on-line do Município, adoção do Plenário Virtual, ferramentas de agendamento de serviços e fortalecimentos dos pequenos negócios são alguns dos itens.

Acesse o conteúdo completo da NT 18/2020 aqui.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias