Divulgados dados preliminares do Censo Escolar 2021

Compartilhar:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 22 de setembro, os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. A Portaria 736/2021 com os números do levantamento da primeira fase foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Os dados apresentados na Portaria referem-se ao total de matrículas nas redes estaduais e municipais, nas áreas urbanas e rurais, em tempo integral ou parcial. Os dados disponíveis nesta etapa foram coletados entre 18 de junho e 23 de agosto, conforme cronograma definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por coordenar o Censo Escolar da Educação Básica. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino têm 30 dias para conferir, complementar e, se for necessário, corrigir as informações escolares. A retificação dos dados cadastrados, ou inserção de novos alunos no sistema e todas as modificações devem ser feitas no portal Educacenso do Inep

A entidade orienta ainda sobre a importância de os gestores municipais conscientizarem os diretores das escolas de sua rede de ensino sobre a importância de confirmar os dados cuidadosamente. Além do Fundeb, os dados do Censo Escolar do ano anterior servem de base para a alocação de recursos federais, como os dos programas da Merenda, Transporte e Dinheiro Direto na Escola.

Da Agência CNM de Notícias