Pesquisa do IBGE aponta falhas no Sistema de Drenagem

Compartilhar:
CNM
 
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, divulgada na última sexta-feira, 20 de agosto, expõe um problema que atinge ao menos um quarto dos Municípios brasileiros: a precariedade do sistema de drenagem no Brasil. O estudo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 27,4% dos Municípios declararam, em 2008, possuir “estrangulamento” em seu sistema de drenagem.
 
No estudo, o termo “estrangulamento” foi usado para se referir às situações de alagamentos e inundações nestes Municípios, quando a rede pluvial não suporta o volume de água.
 
Dados da pesquisa indicam que os Municípios aderem mais à drenagem feita por meio de canaletas, considerada mais barata, que à drenagem subterrânea, considerada ideal, apesar de ter um custo mais alto.
 
Segundo a pesquisa, a inexistência de infraestrutura de drenagem em algumas áreas é o principal problema enfrentado por 62,6% dos 1.933 Municípios que disseram ter áreas de risco de inundações. Outros fatores como a obstrução de bueiros e lançamento inadequado de Resíduos Sólidos também estão na lista de agravantes para a ocorrência de inundações.