Termina nesta quinta-feira o prazo para que os atuais acionistas da Petrobras façam suas reservas para comprar mais papéis da estatal por meio do processo de capitalização da empresa.
A petrolífera reservou para eles 80% das ações preferenciais e ordinárias da oferta. Também termina hoje o prazo de reserva para o investidor que já possui participação na companhia por meio de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pretende usar o fundo novamente para comprar mais papéis na operação.
Tanto acionistas que possuíam ações ordinárias (ON, com direito a voto), como preferenciais (PN, sem direito a voto, mas com preferência para receber dividendos) podem participar da oferta.
A operação também está aberta para investidores do varejo - pessoas físicas que ainda não possuem os papéis da empresa. Para eles, o prazo de reserva termina em 22 de setembro.
No dia seguinte, em 23 de setembro, o preço de cada ação será definido pelos bancos que coordenam a capitalização. O cálculo será feito com base nas reservas – ou seja, a demanda dos investidores - e na cotação das ações no mercado. Os novos papéis começam a ser negociados em 24 de setembro na Bolsa de Nova York e em 27 de setembro no Brasil.