Projeto obriga SUS a distribuir protetor solar

Compartilhar:

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7523/10, da deputada Manuela DÁvila (PCdoB-RS), que obriga o Ministério da Saúde a distribuir protetores solares gratuitamente à população, por meio das unidades de atenção básica à saúde do SUS.

A deputada cita dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) segundo os quais o câncer de pele é o tipo de câncer mais freqüente no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos.

O desenvolvimento da doença está relacionada a alguns fatores de risco, sendo o principal a exposição aos raios ultravioletas do sol. A proposta pretende contribuir para que esse fator de risco seja minimizado com a distribuição de protetor solar, argumenta Manuela DÁvila.

Tramitação
A proposta tramita apensadaTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. ao PL 4234/08 e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: