Cidadania e Política

Compartilhar:
Partidos Políticos na democracia brasileira - módulo 6
O curso modular de Formação Política tem como grande objetivo levar ao cidadão o conteúdo mínimo para a compreensão acerca da política de nosso país. Dividido em seis módulos de cinco aulas, torna possível a realização de acordo com as demandas de cada aluno. As aulas são ofertadas em linguagem bastante acessível por mestres e doutores em áreas como Ciência Política, Administração Pública, Sociologia, Economia, Direito, Jornalismo entre outros.
Nenhum material disponível
Data:  18.10.2010 a 29.11.2010
Horário:  19h30 às 21h30
Local: Oficina Municipal
Endereço: ua Padre Garcia Velho, 73 conjunto 61
Município:  São Paulo
Estado:  SP
Parceiros: Observações:

As 26 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição via site e garantidas mediante pagamento antecipado. As inscrições sem pagamento prévio estarão sujeitas à confirmação

Os alunos recebem material didático e certificado pela participação.


Esse curso não tem aula avulsa.
Valor Integral:  R$ 20,00
Qtd. de vagas:  26
Programa:
Programa

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O conceito de partido político

Partidos políticos são organizações que lutam pelo poder em eleições. O que pode parecer uma definição mínima varia significativamente ao longo dos séculos e consolida-se nos últimos 150 anos. Entender o que são partidos é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais desse módulo.

Professor: Humberto Dantas, cientista político, doutor pela USP, professor universitário, Superintendente da Fundação Mario Covas e coordenador de cursos de formação política da Oficina Municipal e Assembléia Legislativa de São Paulo.

Segunda, 25 de outubro de 2010

História dos partidos no Brasil

Os sistemas partidários brasileiros mudam ao longo das décadas. Do sistema do império até o cenário pós-redemocratização tivemos diversas alterações, sendo uma série delas imposta de forma autoritária. Compreender essa história permite um olhar mais preciso sobre a realidade política do país.

Professor: José Paulo Martins Jr.:, doutor em Ciência Política pela USP, professor, pesquisador e consultor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP

Segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Aspectos legais dos partidos

Partidos são orientados por uma série de leis e ordenamentos jurídicos capazes de permitir que compreendamos sua fundação, funcionamento e comportamento. Conhecer as principais leis que orientam os partidos e apontar os limites para suas respectivas ações é tarefa central.

Professor: Marcelo Augusto de Melo Rosa e Sousa, advogado, especialista em Direito Eleitoral, pós-graduando pela UNESP/ILP.


Segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Partidos e ideologia no Brasil

O espectro esquerda e direita ainda pode, segundo diversos estudos, determinar o comportamento dos partidos. No Brasil, existem interpretações capazes de classificar as principais legendas, mas para tanto é necessário que sejamos capazes de compreender o sentido dessa divisão e as principais divisões no cenário partidário nacional.

Professor: Sérgio Praça, jornalista pela Faculdade Cásper Líbero (2002), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutor em Ciência Política pela mesma instituição (2010). É pós-doutorando na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo na área de finanças públicas e instituições políticas com financiamento da Fapesp. Co-organizou Vinte Anos de Constituição (Ed. Paulus, 2008) e co-escreveu Partidos políticos: funcionam? (Ed. Paulus, 2005).


Segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Coligações e alianças políticas

Em eleições, partidos se comportam de formas estratégicas que, no caso brasileiro, representa a busca por parcerias. Parece consensual na ciência política que uma das formas de agir passa pelo estabelecimento de coligações e alianças eleitorais. A dimensão desse universo auxilia na compreensão acerca do comportamento dos partidos numa arena essencial à compreensão dessas organizações: as eleições.

Professor: Humberto Dantas, cientista político, doutor pela USP, professor universitário, diretor do CEPAC-Pesquisa e Comunicação e coordenador de cursos de formação política da Oficina Municipal e Assembléia Legislativa de São Paulo.
Inscrições: http://www.oficinamunicipal.org.br/area/index.asp?Fuseaction=EventosIscricao&ParentID=0&id=371