Redes Sociais aproximam cidadãos
CNM
Cresce diariamente o número de prefeitos e prefeituras brasileiras que investem no poder de comunicação das Redes Sociais para se aproximarem dos cidadãos nos Municípios. Para muitos gestores municipais, os termos Twitter, Youtube, Facebook e Orkut não são mais desconhecidos. Eles são usados, por exemplo, para divulgar notícias e dialogar com a comunidade.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apoia essa mudança de comportamento e coloca a entidade à disposição aos interessados em conhecer mais este processo de inclusão digital. A CNM, vale destacar, criou o próprio perfil no Twitter em setembro do ano passado. Atualmente, o @portal_cnm conta com quase 600 seguidores interessados em receber informações municipalistas.
Ainda segundo Ziulkoski, é muito importante que o gestor acompanhe e se interesse pelas oportunidades que essas novas ferramentas de comunicação oferecem. “Essas redes podem facilitar o contato entre os munícipes e a prefeitura. É mais uma forma de mostrar que o prefeito é um cidadão comum, aberto ao diálogo, e não uma pessoa inatingível”, completa.
A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu (PR) tem um perfil no Twitter e conta com quase 300 seguidores. A iniciativa, segundo a prefeita Ana Maria Carlessi, surgiu “porque os cidadãos buscam muitas informações sobre o Município e este é mais um meio de levá-las”. As últimas mensagens do @STI_prefeitura trazem, por exemplo, informações sobre a Operação Tapa Buracos e sobre a aquisição de uma nova ambulância.
Paramoti (CE) também está no Twitter. Os seguidores puderam acompanhar, nos últimos dias, notícias sobre a festa em comemoração ao Dia dos Professores, sobre o novo site da prefeitura e sobre os cursos profissionalizantes existentes no Município. Uma curiosidade: por meio do @prefparamoti, os moradores podem até acompanhar os resultados do campeonato municipal de futebol e saber quais serão os próximos jogos.
O prefeito do Município mineiro de Divinópolis, Vladimir Azevedo, também decidiu aderir ao Twitter. Segundo ele, as redes sociais são uma realidade e um importante canal de transparência e cidadania. Utilizo o espaço para ouvir sugestões e reclamações dos cidadãos, conta. Em seu último post, o perfil @prefvladimir diz aos mais 600 seguidores - e aos candidatos à presidência da República - que a regulamentação da Emenda Constitucional 29 é uma prioridade para todos os prefeitos mineiros.
Curitiba
A capital paranaense é outro exemplo de inclusão digital. A prefeitura conta com 14 perfis oficiais no Twitter para aumentar o contato da população com as redes sociais e atingir público diferentes. Existem perfis voltados, por exemplo, a divulgar informações sobre os pontos turísticos da cidade (@viajecuritiba), boletins do Trânsito (@transitourbs), agenda cultural (@ctbaapresenta e @fcccuritiba) e ações sociais da prefeitura (@fas_curitiba).