Em data histórica para o TCU, foi lançado oficialmente na última quinta-feira (16), no Auditório Ministro Pereira Lira, o Processo Eletrônico Administrativo, que implanta sistemática de gestão eletrônica de documentos e processos na área administrativa em substituição ao tradicional uso de papel. A abertura do evento foi realizada pelo presidente Walton Alencar Rodrigues e contou com a participação de autoridades, servidores da Casa e visitantes de outros órgãos.
O presidente destacou que a evolução da tecnologia da informação vem provocando alterações no funcionamento das instituições, principalmente as relacionadas com o armazenamento, o tratamento e a disseminação de informações e conhecimentos. Segundo ele, nos dias atuais, há uma tendência crescente de utilização de documentos e processos eletrônicos, em substituição ao tradicional uso de documentos em papel. Citou como exemplo os sistemas integrados de administração financeira e de pessoal, sistema de compras pela internet, certificação digital e processo eletrônico judicial.
Esse cenário evidencia oportunidades de aprimoramento da atuação do tribunal, tais como o aperfeiçoamento da gestão de documentos, a ampliação e redefinição de formas e processos de trabalho, o incremento dos canais de comunicação internos e externos e a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável. As estratégias poderão minimizar ou eliminar possíveis impactos ao meio ambiente provocados por nossas atividades e também estimula a adoção de atitudes e procedimentos de uso racional dos recursos.
Por isso, o TCU iniciou a implantação da gestão eletrônica de documentos e processos no âmbito interno, no escopo do projeto “Processo Eletrônico Administrativo - Segedam sem Papel”. A estratégia institucional é fazer com que as mudanças na cultura organizacional decorrentes da alteração na forma de trabalhar sejam gradativas e serenas. “Viveremos um momento de transição, no qual trabalharemos com processos eletrônicos na área administrativa e processos em papel na área de controle externo. Tão logo a nova sistemática esteja amadurecida, ajustada e arraigada no cotidiano interno, poderá ser estendida para todos os demais processos e documentos desta Casa”, observou o presidente.
O coordenador do Processo Eletrônico Administrativo - Segedam sem Papel, Claudson Costa Adôrno, apresentou uma visão geral do projeto e fez uma demonstração de utilização do sistema, que já está disponível para todos os usuários do tribunal. As secretarias nos estados puderam acompanhar o evento ao vivo, por meio de videoconferência.
A partir de agora, na última fase do projeto, os usuários serão treinados e será elaborada minuta de portaria, com vistas a normatizar o uso do sistema.
Principais benefícios do projeto
- aperfeiçoamento da gestão de documentos (produção, armazenamento, organização, acesso e circulação da informação);
- redução de custos financeiros, operacionais e ambientais associados à impressão de documentos em papel;
- maior facilidade de acesso e compartilhamento de documentos;
- mais agilidade e qualidade na instrução e tramitação de documentos;
- maior segurança da informação;
- possibilidade de otimização de processos de trabalho.
Fonte: Tribunal de Contas da União