Representantes de órgãos governamentais e não governamentais participaram de uma reunião de pré-lançamento do Projeto Empresa Fácil, apresentado pelo titular da Secretaria Municipal da Receita (Semre), José César de Oliveira Estoduto, nesta quarta-feira (30.03), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). De um modo geral, houve aprovação ao novo sistema que será implantado pela Prefeitura de Campo Grande, no mês de abril.
O novo sistema chamado Empresa Fácil foi criado pela administração do prefeito Nelson Trad Filho para facilitar o atendimento do cidadão no processo de abertura de empresas. Outra vantagem é o recebimento de certidão de uso, das licenças e do alvará de funcionamento que poderão ser realizados via internet.
Para o diretor presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Wagner Bertelli, o Empresa Fácil vai reduzir os custos e a burocracia. “Este modelo que está sendo implantado em Campo Grande, com certeza, servira de modelo para outras cidades”, comentou.
Já o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, fez a seguinte avaliação. O Empresa Fácil se torna um marco para Campo Grande ao conferir simplificação, agilidade e eficácia na abertura de empresas. Dinamizando o passo a passo para o futuro empresário, o sistema fomenta o surgimento de novos negócios e contribui com o trabalho que o Sebrae tem feito de estimular a formalização e o desenvolvimento empresarial.
Para o escrevente judiciário do Cartório do 4º Ofício, Wilson Fernandes, o novo sistema que está sendo implantada pela Semre vai dar uma nova dinâmica para o requerente obter o registro empresarial. “Os novos empresários irão ganhar mais tempo para melhorar a qualidade de atendimento do público em geral. Antes, eles tinham que se locomover até os órgãos, hoje, tudo pode ser feito via internet”, completou.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul (Siscon/MS), Ruberlei Bulgarelli, o processo de abertura de empresas via internet promoverá o sincronismo entre a prefeitura, receita estadual e federal, junta comercial, corpo de bombeiros e meio ambiente. “O sistema Empresa Fácil vai reduzir o custo de abertura de novas empresas, que atualmente gastam com descolamentos aos órgãos para viabilizar a documentação”, concluiu.
Fonte: Jornal Contábil