Amazon será rival da Apple no mercado de tablets

Compartilhar:

A companhia Forrester Research apontou em uma análise nesta segunda-feira que a Amazon poderá vender entre 3 milhões e 5 milhões de tablets no último trimestre do ano e se tornar assim na principal rival do iPad.

Amazon ainda não anunciou oficialmente se lançará seu próprio tablet, mas a análise de mercado de Forrester assegura que, se tais condições se concretizarem, o produto poderia se transformar em um grande sucesso e ameaçar liderança da Apple.

A analista Sarah Rotman sustenta que um tablet lançado a um preço abaixo dos US$ 300 poderia dar a Amazon vendas entre 3 milhões e 5 milhões só no último trimestre do ano.

Vemos potencial na Amazon não só para lançar seu próprio hardware como um tablet próprio, mas também ser uma plataforma para o desenvolvedor expandir o software e os serviços da empresa para oferecer uma experiência mais rica para o consumidor, publicou Rotman, que considera que em um ano poderia haver diferentes tablets da Amazon produzidos por diferentes empresas de hardware.

Apple possui 100 mil aplicativos projetados para o iPad, enquanto a plataforma Honeycomb da Google atraiu menos de 300 aplicativos, apontou a analista.

Apple vendeu quase 30 milhões de iPads desde sua estreia em abril de 2010, enquanto as empresas rivais não conseguiram intimidar a gigante tecnológica com suas propostas. A Motorola vendeu 440 mil unidades de seus tablets Xoom em seus primeiros meses à venda, enquanto RIM registrou 500 mil vendas de seu BlackBerry Playbook.

Neste mesmo mês, o Hewlett-Packard cancelou seu TouchPad após fracas vendas, apesar do preço ter caído para US$ 99. HP confirmou a interrupção da produção de seus aparelhos com sistema operacional WebOs, incluindo o TouchPad, uma tecnologia que adquiriu ao comprar a Palm em 2010.

Fonte: EFE