A produção industrial no País voltou a recuar em setembro pelo segundo mês consecutivo. No mês passado a atividade teve queda de 2%, em comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com igual mês do ano anterior, o total da indústria recuou 1,6% em setembro deste ano, menor marca desde abril último (-1,7%), e avançou 1,1% no índice acumulado dos nove meses do ano.
No fechamento do 3º trimestre de 2011, o setor industrial repetiu o patamar de produção do período julho-setembro do ano passado (0%), mas apontou sinais de diminuição no ritmo produtivo, ao passar de uma expansão de 1,3% nos três primeiros meses do ano para -0,6% no trimestre seguinte e -0,8% no terceiro trimestre – série com ajuste sazonal.
Segundo o IBGE, esse movimento se deu de forma generalizada, atingindo 16 dos 27 segmentos industriais e três das quatro categorias de uso, mas que foi mais intenso nos setores associados à produção de bens de consumo duráveis, como automóveis, e de bens de capital, como caminhões.
Esse menor dinamismo na produção também foi observado nos indicadores acumulado no ano e nos últimos doze meses que permaneceram com índices positivos, mas com clara redução no ritmo de crescimento frente aos resultados de meses anteriores, de acordo com o IBGE.