As atividades que apresentam sustentabilidade e respeitam o meio ambiente alcançam quase 1 milhão de trabalhadores no Brasil, de acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O país apresenta atualmente 500 mil empregos na área de reciclagem e mais 500 mil em biocombustíveis, o que representa oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico do município.
A Organização acredita ser necessária a criação de empregos verdes na economia de energia e defende um possível retorno financeiro ao Brasil caso haja investimentos na proteção da floresta Amazônica por exemplo. E diz ainda que a economia realizada por meio da reciclagem do alumínio seria suficiente para gerar energia para 1 milhão de pessoas durante um ano.
Os chamados “empregos verdes” representam para os municípios brasileiros uma importante interface entre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.
A OTI divulgou recentemente o relatório Empregos Verdes: Trabalho decente em um mundo sustentável e com baixas emissões de carbono, abordando os novos postos de trabalho motivados pela luta mundial contra o aquecimento global.
Fonte: Agência CNM com informações da Agência Brasil