A Controladoria Geral do Estado (CGE) participou nesta quinta-feira, 1º, de reunião com prefeitos e técnicos dos municípios sergipanos para apresentar a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social de Sergipe (Consocial/SE). Na oportunidade, representando a CGE, o secretário Adinelson Alves alertou os prefeitos sobre os prazos de convocação e realização das etapas municipais que irão representar os anseios de toda a população sergipana na Consocial/SE.
Proporcionada por uma empresa de contabilidade pública, a reunião contou com a participação de representantes de 25 municípios sergipanos, onde foram apresentados balanços financeiros das gestões, além de palestras com orientações sobre os cuidados no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em face do período eleitoral.
“Foi no sentido de levar responsabilidade para os gestores sergipanos que convidamos o secretário Adinelson para apresentar a 1ª Consocial de Sergipe e nos trazer uma mensagem de alerta, levando-se em consideração os muitos municípios que ainda não convocaram suas Conferências. É preciso que os gestores convoquem a Consocial, o quanto antes, haja vista o prazo que já está extrapolando”, enfatiza o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) e organizador do evento, Aécio Júnior.
Parceria
Em conversa com os prefeitos, o secretário da CGE, Adinelson Alves, destacou a Consocial como importante instrumento de aproximação dos gestores com a sociedade sergipana para o fortalecimento da administração pública como forma de atender às necessidades da população.
“Aproveitamos o espaço de parceria para que os prefeitos possam convocar a Conferência sobre Transparência e Controle Social até o dia 28 de dezembro deste ano, que é o prazo-limite”. Adinelson informou ainda que se o prefeito não convocar a Consocial, a sociedade civil, organizada por três ou mais instituições credenciadas, poderá convocar até o dia 27 de janeiro de 2012.
“Trabalhamos a partir de uma cultura de prevenção: prevenir o erro, prevenir a corrupção, prevenir a fraude e estimular a melhoria da qualidade de gestão como forma de prestar serviços de qualidade para a sociedade sergipana. E agora, a Consocial é mais uma ferramenta do nosso trabalho que estamos levando aos municípios sergipanos”, finaliza Adinelson.
Presente na reunião, o prefeito de Propriá, José Américo Lima, informou que irá convocar este mês a Consocial do município para ser realizada em fevereiro de 2012. “Foi importante a minha vinda nesta reunião para poder ter uma noção de como realizar a Conferência e, dessa forma, poder esclarecer para a sociedade as formas de participação na administração pública do município”, explica José Américo.
Fonte: Faxaju