Será realizada nesta sexta-feira, 2, às 19h, na sede do Sebrae, a solenidade de entrega do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) 2011. Este ano, 149 empreendimentos ligados ao comércio, serviços, serviços de turismo, indústria, saúde, educação e tecnologia da educação buscam ser reconhecidos por adotarem ferramentas de gestão alinhadas aos princípios da excelência mundial.
Participam da disputa as micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e com pelo menos um ano fiscal. O MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNC).
Ao efetuar a inscrição, os candidatos preencheram um questionário de autoavaliação composto por uma parte obrigatória e três opcionais. Os documentos foram avaliados pela comissão técnica estadual, que selecionou as empresas para uma visita no mês de outubro com base nas respostas do questionário, nas informações adicionais e nos resultados da companhia.
Relatório
Após a visita, a comissão promoveu uma análise dos relatórios dos avaliadores e selecionou os finalistas. Dentre estes, uma banca de juízes determinou os vencedores da etapa estadual. Os premiados passam a ser reconhecidos como exemplos de gestão alinhados aos princípios da excelência mundial, além de ter o direito de utilizar a marca MPE Brasil na comunicação de suas atividades.
“Essa é uma grande chance para o empresário verificar como está a sua inserção no mercado, analisar quais são seus pontos fortes e o que ainda precisa ser melhorado. Todos aqueles que participam do MPE Brasil saem satisfeitos com a consultoria recebida e contam com uma importante ferramenta para dinamizar os negócios”, ressalta o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.
Os vencedores estaduais disputam a etapa nacional, participam do evento de reconhecimento e de um seminário a ser realizado em Brasília no primeiro trimestre de 2012.
Fonte: Ascom Sebrae/SE