No dia 25 de março, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC ), em parceria com a da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), realizará, em âmbito nacional, o 1º Exame de Suficiência da Classe Contábil de 2012. O edital do exame foi publicado na última segunda-feira (9), no Diário Oficial da União.
A aprovação no Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010. As normas que regem o Exame estão previstas na Resolução CFC n.º 1.373/2011.
O Exame de Suficiência é constituído de provas em duas modalidades: para bacharéis em Ciências Contábeis e para Técnicos em Contabilidade. As provas do 1º Exame de 2012 serão executadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), entidade contratada pelo CFC para a realização do certame em todo o território nacional.
Inscrições
As inscrições para o 1º Exame de Suficiência de 2012 podem ser feitas somente nos sites do CFC (http://www.cfc.org.br/ ), da FBC (http://www.fbc.org.br/ ) e também dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) ou, durante o período de 12 de janeiro e 13 de fevereiro. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.
Somente poderão se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis os candidatos que estejam cursando o último ano do curso ou que tenham efetivamente concluído a graduação. Para a prova de Técnico em Contabilidade, os candidatos deverão ter concluído o curso.
Provas
O Exame será aplicado no dia 25 de março de 2012, quarta-feira, no período das 8h30 às 12h30, horário de Brasília-DF.
Os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 5 de março de 2012, por meio do sistema de inscrição. O Edital estabelece que o CFC poderá mudar o local de realização das provas para localidades vizinhas, caso não haja número suficiente de candidatos nas cidades constantes do local de inscrição.
As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada, abrangendo as seguintes áreas:
Para técnicos em contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.
Para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito;
Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.
Veja o
detalhamento do conteúdo programático.