Estados e municípios que já elaboraram os planos de ações articuladas (PAR) podem acompanhar a execução dos trabalhos por meio do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec). O portal operacional e de gestão trata do orçamento e do monitoramento das propostas on-line do governo federal na área de educação.
De acordo com o diretor de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica, Romeu Caputo, o sistema foi pensado para acabar com a tramitação de documentos em papel e permitir ao município uma visão mais adequada da educação local. “O Simec auxilia na elaboração e no acompanhamento da situação de cada plano e mostra o que o Ministério da Educação já analisou e identificou e os convênios”, explica.
Até agora, todos os estados e 4.122 municípios inscreveram-se no sistema. Os gestores que ainda não o fizeram devem se cadastrar na página eletrônica do Simec. Para isso, precisam indicar o módulo PAR — as opções são exibidas na página — e informar o CPF. Em seguida, receberão uma senha, que dá acesso às informações sobre o município — população, número de escolas e índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — e sobre a elaboração do plano de ação, composto de um diagnóstico que analisa 52 indicadores.
Caputo reitera a importância de mais de uma pessoa ter a senha — gestor, secretário de educação e prefeito, por exemplo — para que todos tenham acesso ao sistema regularmente. Aqueles que tiverem eventuais dificuldades no acesso podem revalidar ou pedir um novo cadastro ou, se for o caso, uma nova senha.
Fonte:Letícia Tancredi site do Ministério da Educação