Na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, 14 de junho, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) faz um apelo para que a população procure o centro e faça a doação de qualquer tipo sanguíneo.
Para suprir a necessidade de sangue da rede hospitalar do estado é necessário que uma média de 120 a 150 pessoas façam a doação diariamente. Atualmente, a média de doadores que procuram o Hemose é de 70 a 90 pessoas.
De acordo com o superintendente do Hemose, José Alberto Barreto, o hemocentro está com estoque de 300 bolsas de sangue. “O estoque mínimo para trabalharmos é de 350 bolsas de sangue. Nesse período de festejos juninos a demanda de sangue pelas unidades hospitalares aumenta e as pessoas tendem a não doar. A nossa maior necessidade são os fatores de RH negativo”, alertou Barreto.
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 65 anos, o peso deve estar acima dos 50 Kg. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e sábados e feriados das 8h às 12h.
Celebração
A data será comemorada nesta quinta-feira, 14, com uma homenagem às Associações de Doadores de Sangue dos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco, que mensalmente mobilizam a população para vir até Aracaju fazer a doação.
Um café da manhã no Hemose será oferecido para os integrantes das duas associações pela Fundação Parreiras Hortas (Fsph), gestora do hemocentro, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Através da celebração aos doadores, o Hemocentro de Sergipe também visa mobilizar a população de forma geral para a doação regular de sangue, principalmente nos períodos festivos, a exemplo dos festejos juninos, férias de final de ano e o carnaval, em que ocorre o aumento da demanda de sangue, por conta dos acidentes e traumas.
Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data comemorada anualmente, tem como objetivo reforçar a importância da contribuição dos cidadãos, que voluntariamente, salvam vidas por meio de um gesto simples - o ato de doar sangue.
Hemorrede
Atualmente Sergipe conta com uma hemorrede, composta de um Hemocentro Coordenador - Hemose, situado na capital, responsável pelas políticas e todo ciclo do sangue. Além de quatro Agências Transfusionais (AT), responsáveis pela estocagem e transfusão de sangue, localizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospitais Regionais dos municípios de Lagarto e Itabaiana.
Fonte: Faxaju