Capacitação: TCE contempla 60 prefeituras

Compartilhar:

Com a presença de representantes de quase 60 prefeituras sergipanas, teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Tribunal de Contas o Estado (TCE/SE), uma capacitação acerca do Controle Interno nos municípios. A ação desenvolvida por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (ECOJAN), visa incrementar as competências de profissionais e servidores públicos das prefeituras que atuam nessa área, de modo a auxiliá-los a assegurar maior eficiência e eficácia nas ações dos governos.

O auditor substituto de conselheiro, Francisco Evanildo de Carvalho, é o responsável por ministrar o curso, que segue até esta terça. Estamos abordando o controle interno voltado especificamente para o âmbito dos municípios. É importante porque a gente sabe que a Constituição Federal, desde 1988, impôs a necessidade do estabelecimento do controle interno no âmbito dos municípios, de forma a garantir que os objetivos na administração pública sejam alcançados, afirmou.

Segundo o facilitador, ao contribuir para o desenvolvimento de um controle efetivo, a iniciativa do TCE irá beneficiar, sobretudo, a população sergipana. Então o curso foca justamente o aperfeiçoamento dessa especialidade do controle nos municípios visando a garantia dos objetivos da sociedade, complementou Evanildo, lembrando que neste primeiro dia de curso a abordagem ficou mais nos aspectos conceituais e legais, enquanto a parte prática será trabalhada no último dia.

Entre os presentes estava a secretária municipal de Controle Interno de Canindé de São Francisco, Lídia Vaz Correia. É um curso extremamente relevante, uma vez que vem para aprimorar os conhecimentos e trazer também coisas novas, que a gente tem dúvida. Assim tiramos as dúvidas e isso acrescenta outros conhecimentos, observou.

Quem também aprovou a capacitação foi a servidora da Prefeitura Municipal de Riachuelo, Joselita Batalha de Góes: a gente sente que a maioria das prefeituras não tem pessoal preparado para desenvolver essa função. Aqui todos nós vamos nos preparar melhor para dar suporte aos municípios, até porque muitos prefeitos quando erram é por desconhecer e precisam estar bem assessorados, ressaltou.

Ascom TCE