Estado apresentará Política de Desenvolvimento

Compartilhar:

Nesta sexta-feira, 21, o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, fará apresentação da Política de Desenvolvimento do Estado a representantes de empresas, indústrias e entidades de Sergipe. O evento será realizado durante a Apresentação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), na Federação das Indústrias do Estado de Sergipe - FIES. A apresentação contará ainda com a presença do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, que assinará o termo de parceria entre a Agência, o Governo do Estado e a Fies para instalação do Núcleo da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi) em Sergipe.

Promovida pela ABDI com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro faz parte de uma série de apresentações da PDP realizadas em Estados brasileiros.  Desde o lançamento da PDP, em maio deste ano, o evento foi realizado nos Estados do Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

Sobre a PDP

Elaborada pelo Governo Federal com a participação da iniciativa privada, a PDP tem quatro metas principais a serem atingidas até 2010: ampliar o investimento fixo com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 21%; elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65%; ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional para 1,25%; e dinamizar as micro e pequenas empresas exportadoras com a previsão de aumentar em 10% a quantidade de exportadores. Para isso, foram pensadas medidas de curto, médio e longo prazo que fortalecerão as cadeias produtivas.

A coordenação geral da PDP é realizada diretamente pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. A ABDI integra a Secretaria Executiva, junto ao BNDES e ao Ministério da Fazenda, sendo responsável pelo monitoramento da Política, além de executar projetos nela estabelecidos.

A ABDI faz ainda um trabalho de difusão regional dos instrumentos da Política por meio da RENAPI. A Rede faz um trabalho de sensibilização quanto ao tema PDP por meio de seminários realizados em 24 Estados tendo mais de 3.600 participantes cadastrados. A segunda fase é a instalação dos Núcleos, que vão auxiliar na identificação de demandas e oportunidades para o empresariado, além de programar uma agenda local de desenvolvimento industrial. O primeiro núcleo foi instalado em Goiás, o segundo no Acre e o terceiro será o de Sergipe.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias