Acontecerá nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, a escolha do novo Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, que ocupará a vaga deixada pelo Desembargador José Alves Neto, aposentado compulsoriamente no último mês de julho. A votação, que será presidida pelo Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, Presidente do TJSE, acontecerá logo após a sessão judicial do Pleno, que inicia às 8h30, no auditório do 8o andar do Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso.
Esta é a primeira vez que o TJSE realiza a formação da lista tríplice de acordo com a Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os 12 desembargadores votantes vão declarar a sua convicção para a escolha da sua lista, pontuando cada um dos juízes concorrentes à vaga, baseando o voto nos critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo), presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.
A referida vaga deverá ser preenchida por um Juiz de Direito que, para participar do processo de escolha, deve integrar a quinta parte dos magistrados mais antigos, ou seja, 20% e dois anos de judicatura em Comarca de última entrância; não ter sido punido, nos últimos 12 meses, em processo disciplinar, com pena igual ou superior à de censura e não ter retido autos acima do prazo legal.
Oito Juízes habilitados apresentaram candidatura: Elvira Maria de Almeida, Maria Angélica França e Souza, Gilson Félix dos Santos, José dos Anjos, João Hora Neto, José Pereira Neto, Valter Ribeiro Silva e Iolanda Santos Guimarães.
Diretoria de Comunicação - TJSE