AMBARCO pede que governo atenda prefeitos

Compartilhar:

O presidente da Associação dos Municípios da Barrado Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e prefeito do município de Santo Amaro, José Ivaldo Costa, defende do governo federal mais atenção com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em especial com opresidente daquela entidade, Paulo Ziulkoski. Ele tem buscado, sem sucesso, uma audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ou com a ministrada Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, para tratar de assuntos pertinentes à realidade dos prefeitos brasileiros em fim de mandato, inclusive os sergipanos.

Segundo Ivaldo Costa tem sido um pleito da CNM e de todos os prefeitos brasileiros o pedido de ajuda financeira aos Municípios. “Com a crise financeira que os prefeitos estão atravessando, não é importante, mas fundamental que o governo federal, através da nossa presidente, nos conceda essa ‘parcela extra’do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Assim como eu, vários colegas que estão encerrando suas administrações têm reclamado das dificuldades que estão enfrentando no fechamento das contas no final do mandato”.

O presidente da Ambarco teme que vários prefeitos sergipanos, diante das dificuldades financeiras, terminem o exercício de seus mandatos deixando despesas em aberto para seus sucessores, o que pode resultar em problemas com a Justiça Eleitoral. “Apesar da situação ser desesperadora para alguns, nossa torcida é que o governo federal se sensibilize com mais esse pleito dos prefeitos e nos ajude. Nossa fonte de receitas está cada vez mais escassa e nós precisamos de ajuda”.

Segundo o presidente da CNM o rombo é superior a R$ 1,8 bilhão que faltam do FPM e que precisa ser coberto, em razão das desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) concedidas pelo governo a alguns segmentos da economia.“Nós acreditamos que vamos resolver esse impasse com diálogo”, completou.

Habacuque Villacorte - Faxaju