Estão abertas até o dia 31 de março de 2009 as inscrições para o Programa Pró-Cultura, elaborado em conjunto pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nível Superior (CAPES). Com a iniciativa, serão distribuídas 48 bolsas de pós-graduação a nível de Mestrado (
Stricto Sensu) para assuntos relacionados ao tema Cultura.
O objetivo do Programa é incentivar a pesquisa universitária e buscar a formação e aperfeiçoamento de profissionais de nível superior na área da cultura. O valor da bolsa é de R$ 1200 por aluno. O projeto pretende formação de pessoas cada vez mais qualificadas e especializadas para o desenvolvimento e gestão da Cultura no País.
As inscrições deverão ser realizadas por instituições de ensino superior e a divulgação dos nomes selecionados será feita a partir de abril de 2009.
As áreas temáticas que receberão prioridade são:
- Cultura, Arte e Novas Tecnologias;
- Cultura,Manifestações Artísticas e Conhecimentos Tradicionais;
- Cultura,Memória e Patrimônio;Cultura,Populações e Territórios;
- Cultura,Cidadania e Inclusão Social;
- Cultura,Estado,Legislação da área de Cultura e Políticas Públicas;
- Cultura,Economia e Desenvolvimento;e Cultura,Globalização e Diversidade;
De acordo com o Edital, serão priorizados projetos de bolsistas que estimulem o diálogo e integração das pesquisas com conhecimento da Cultura tradicional do País, a integração das universidades e empresas, além da apresentação de conteúdos com formato audiovisual ou digital. O resultado dos projetos será divulgado em seminários, eventos culturais e oficinas.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), esta é uma excelente oportunidade para que os municípios prestem mais incentivos à pesquisa na área de Cultura.
Fonte: Agência CNM com informações do Ministério da Cultura